Nota explicativa: Como registrar um recorde nacional
As informações a seguir são válidas para registros de recordes nacionais de todas as modalidades aerodesportivas.
Passo 1: Para decidir sobre a sua tentativa de recorde
Verifique junto à entidade de sua modalidade filiada a CAB qual o melhor desempenho anterior, se houver, para o registro que deseja definir.
Verifique nas páginas de registro da FAI qual é o melhor desempenho anterior, se houver, para o registro que você deseja definir.
Passo2: Homologações pendentes
Não se esqueça de verificar as reivindicações de registro pendentes de homologação tanto na sua entidade quanto na FAI.
Passo 3: Leia a seção de seu aerodesporto no código esportivo
Revise o Código Esportivo da FAI, Seção Geral e as seções especializadas relevantes, que são 13, para obter uma compreensão das regras e requisitos de documentação.
Passo 4: Estude e baixe o “World Distance Calculator”
Para a definição do trajeto usado para sua tentativa de registro de recorde, você precisará ter a distância exata dada pelo “World Distance Calculator”.
Passo 5: Licença Esportiva FAI
Obtenha uma licença esportiva da FAI do seu “National Airsport Control Organization (NAC)”, no caso do Brasil é a CAB – Comissão de Aerodesporto Brasileira, se você ainda não tiver uma válida.
Observe que o Código Esportivo da FAI – Seção Geral, Item 8.1.3 diz: A Licença Esportiva só será considerada emitida e válida, se o titular estiver listado na base de dados da Licença FAI Esportiva pelo NAC que está emitindo a Licença Esportiva específica.
Passo 6: Monitoramento por Observadores Oficiais
Seu vôo ou salto terá que ser adequadamente monitorado e controlado. Determine com seu NAC, no Brasil com a CAB quem servirá como Observador(es) Oficial(s). Os observadores da CAB são indicados pelas entidades máximas filiadas. Em breve teremos uma lista aberta disponível para consulta no site da CAB.
Se o vôo for um registro de “velocidade sobre um trajeto conhecido” entre 2 aeroportos, cada um com uma torre de controle, o pessoal da torre tem o direito de certificar os horários de início e término.
Passo 7: Preparo do Processo e Contatar os Observadores Oficiais de sua Modalidade
Você deve entrar em contato com o(s) Observado(es) Oficial(s) para discutir o vôo ou salto e os procedimentos para documentar o registro.
Passo 8: Avisar a CAB – Importante
Antes de sua tentativa de recorde, favor avisar a CAB de sua intenção, data, local e estrutura para que a mesma esteja a postos para seguir com a tramitação. Este aviso poderá ser feito através do e-mail cab-nacbrasil@cab.org.br com o assunto RECORDE.
Agora a parte divertida …. você bate o recorde!
Passo 9: Comunicar a CAB em 5 dias – Importante
Dentro de 5 dias da tentativa do recorde, a CAB deve ser notificada oficialmente de que o vôo ou salto foi bem sucedido e receber detalhes básicos do desempenho, de preferência usando o Formulário Padrão de Reivindicação Preliminar em inglês/português. E-mail é aceitável.
Passo 10: Comunicar a FAI em 7 dias – Importante
Se, você acreditar que conseguiu quebrar um recorde continental ou mundial, comunique dentro de 7 dias a FAI da tentativa do recorde. A FAI deve ser notificada oficialmente de que o vôo ou salto foi bem sucedido e receber detalhes básicos do desempenho, de preferência usando o Formulário Padrão de Reivindicação Preliminar em inglês. Agora também com a versão traduzida para o português para o seu mais fácil entendimento. Fax ou e-mail são aceitáveis. Siga as orientações para recordes mundiais e continentais.
Passo 11: Envio da Comprovação para a CAB, NAC Brasil
Envie a CAB os detalhes completos do voo ou salto (nos formulários prescritos, se aplicável), incluindo quaisquer provas necessárias, como fotografias, barogramas.
Passo 12: Enviar à CAB dentro de 60 dias do recorde a documentação. Importante
Se um Registro Nacional for reivindicado, a CAB deverá então, receber um dossiê completo via correio contendo a evidência original dentro de 60 dias. Endereço para envio: CAB Administrativo: Rua Ciridião Durval, 139, Vila Paulista, CEP.: 04360-020, São Paulo, SP.
Passo 13: CAB reconhecer como Recorde Nacional
Após a CAB receber e revisar o arquivo de documentação, seu registro deve ser certificado como um registro nacional.
Passo 14: Custos CAB
Os custos da CAB para processar a sua tentativa de recorde será de R$ 100,00 para pagamento até os 60 dias da tentativa do recorde.
Passo 15: Dúvidas com a CAB
Se tiver alguma dúvida, não hesite em nos contatar nos telefones – 11-98335-4700 ou por e-mail
cab-nacbrasil@cab.org.br com o assunto RECORDE
O não pagamento dos custos da FAI e da CAB tornará o solicitante inadimplente junto a sua entidade e à CAB.