Conselho de Investigação e Prevenção de Acidentes.
- Segurança de voo, você sabe do que se trata?
Segurança de voo é um ramo da ciência aeronáutica que tem como objetivo prevenir e investigar Ocorrências oriundas da atividade aérea sejam elas acidentes, incidentes ou ações que podem causar danos ou vítimas.
Essa doutrina teve seu início na aviação militar em meados da década de 20 na Aviação Naval onde o foco era ainstauração de um inquérito a fim de que se fossem identificados os Responsáveis pela ocorrência.
Na década de 50, já sob o comando da recém criada Força Aérea Brasileira (FAB), foi criado o Serviço de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER) e dentro deste segmento o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) e, a partir desse momento, as ações voltadas para um acidente deixaram de ser conduzidas por um Inquérito e passaram a gerar uma Investigação.
Desde então um acidente aeronáutico passou a ser investigado pela ótica de seus três Fatores Contribuintes: O Homem, o Meio e a Máquina. Não se buscavam mais “Culpados”, mas sim ações recomendadas para que novos acidentes não se repetissem.
Essa gestão irá implementar a doutrina de Prevenção e Investigação de Acidentes em todas as Federações a fim de que a prática segura do Paramotor e do Paratrike seja uma referência no Aerodesporto.
Mauro Villa – Diretor de Segurança da Confederação Brasileira de Paramotor e representante da entidade no Grupo BGAST da ANAC.